A "Arte Suave" é uma arte de origem japonesa, com sua vertente mais famosa brasileira. É uma arte que trabalha chaves, imobilizações, quedas, rolamentos e todos os princípios de luta de chão.
No SMART, trabalhamos com o Jiu-jitsu independente de origem ou vertente.
Arte marcial de Okinawa, que teve influência chinesa. São estudados kata (formas), kihon (técnicas) e kumite (combate). Alguns estilos também trabalham com algumas armas brancas, como Tonfa, Nunchaku, Bastão Longo (Bo), etc.
No SMART, praticamos o Karate, empregando todos os possíveis estilos dela, utilizando todas as variações de técnicas, armas brancas, etc., sempre respeitando a tradição da arte.
Kenjutsu (a Arte da Espada / Katana)
A Katana é parte vital da história do Japão, aparecendo em sua história, seus mitos e suas lendas, empunhada por heróis fictícios e reais. Os samurais praticavam os estilos de Kenjutsu de seus clãs, utilizando espadas de verdade (Katana) ou de madeira (Bokken).
No SMART, praticamos a arte da espada, empregando todos os possíveis estilos dela, utilizando todas as variações de tamanhos de espada japonesa e diferentes estilos de empunhadura, sempre respeitando a tradição Samurai.
Ninjutsu (a Arte dos Ninjas)
Junto aos Samurais, os Ninjas fizeram a história Japão, tanto no folclore, quanto na influência política.. Eles empunhavam armas dos mais diversos tipos, além de possuírem habilidades de combate e habilidades acrobáticas, o que lhes permitiam surpreender os adversários.
No SMART, praticamos o Ninjutsu, empregando todos os possíveis estilos desta arte, utilizando todas as variações de armas brancas e acrobacias desta antiga arte japonesa.